Tecnologias e Alunos com Necessidades Especiais - invisuais
No mundo «l ouco» em que vivemos , onde mal podemos respirar e olhar o próximo , e onde tudo o que se faz está mecanizado emerge um manancial de informação, através das t ecnologias de informação e comunicação; abre-se o mundo no nosso quarto , na nossa escola e na nossa Vi da. Aproveitar e tirar bom partido de tudo é romper o escuro e fazer pontes, pre cisamente o que acontece com as T IC na inclusão dos alunos com NEE nas nossas escolas. Reconhecemos nas técnicas de informação e comunicação uma espécie de enc antamento por parte dos alunos, com o s quais podemos trabalhar , realizar progressos e por vezes dar continuidade a um trabalho já iniciado no ceio familiar . Sabemos que as situações, mais crí ticas , da vida destas crianças passa pela entrada na escola . É uma rutura entre o aconchego do lar e uma nova comunidade de acolhimento . Onde e como poderá a tecnologia ajudar ? Dando como exemplo uma criança /jovem invisual podemo-nos socorrer de um software chamado DOSVOX – Programa DOSVOX ( http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/ [http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/] ) que se tem vindo a desenvolver desde 1993 . Conheces ? Explora-o, vais ver como é interessante! Rosalinda Lourenço Nº 55344