Tecnologias de apoio
É função primordial destas tecnologias, potenciar, estimular e aumentar as capacidades do indivíduo, ajudando-o a enfrentar e lidar com o meio que o rodeia e a dar respostas às solicitações do dia a dia, nos diversos contextos.
Assim as TIC (uma destas tecnologias) são um meio para estimular múltiplas aprendizagens (escrita, leitura, matemática e muitas outras áreas). A utilização do computador e de outros equipamentos suplementares como ecrãs de toque e softwares educativos, tornaram-se deveras importantes na medida em que estimulam a pessoa de uma forma lúdica.
As tecnologias de apoio têm muito para oferecer aos alunos de educação especial, desde a igualdade, a valorização pessoal, a não discriminação, e sobretudo a inclusão pessoal. As tecnologias têm trazido muitas mudanças não só no agir, mas também no pensar, pois vivencia-se, interage-se e participa-se ativamente nos ambientes virtuais.
Para garantir o sucesso, a escolha do software educativo é fundamental. Este deve promover a aprendizagem coletiva e fomentar a relação/colaboração entre os educandos e educadores.
Só podemos afirmar a eficácia de um software, tendo em consideração o contexto em que o mesmo é utilizado e a possibilidade que ele nos oferece na interação real com o conteúdo. Cabe ao professor/educador um importante papel nesse processo, pois para realizar essas escolhas e intervenções, cada vez mais tem que conhecer, muito bem, a forma como as crianças aprendem e, mais ainda, como aprendem determinados conceitos.
A inclusão digital proporcionada pelas T.I.C. promove, assim, a inclusão social.
Lina Silva