L.E.R. Cãofiante
<https://www.youtube.com/watch?v=od3acahoumg> https://www.youtube.com/watch?v=od3aCaHoumg
O mesmo é já dinamizado em inúmeras escolas dos EUA, Canadá e Europa, apresentando boas taxas de sucesso.
<https://www.youtube.com/watch?v=ns5ryrzevqy> https://www.youtube.com/watch?v=nS5RYrZevQY
Este projeto pretende ajudar as crianças a ler mais e melhor, recorrendo à presença de cães treinados e tranquilos, intervindo em parceria com o mediador de leitura. Estes cães são ouvintes atentos e facilitadores do processo de aprendizagem e representam um dos fatores diferenciadores desta intervenção. Para as crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita ou dislexia poderá ser uma ajuda, pois ao lerem acompanhados pelo cão não se sentem criticados, mas sim aceites e mais motivados. A sua presença funciona como um estímulo multissensorial, que fomenta a atenção, a concentração e a cooperação nas tarefas propostas, contribuindo para elevar a expectativa das crianças na sua capacidade para superar dificuldades e aumentar a sua autoestima.
Outra das vertentes, que a terapia com animais proporciona é o toque que é fundamental para crianças com problemas de interação. É apresentado um caso de sucesso deste projeto LER CÂOFIANTE (no link abaixo) , o Tiago que é uma criança com dislexia apresentada nesta reportagem da SIC.
<http://player.sicnoticias.pt/2015-07-21-grande-reportagem-interativa-os-tra> http://player.sicnoticias.pt/2015-07-21-Grande-Reportagem-Interativa-Os-Trat adores-
Considero que o recurso a animais de terapia no ensino poderá ser bastante eficaz no desenvolvimento da comunicação, atenção, interação social (troca de afetos) e diminuição do stress.
Céline Guerreiro