Integração vs exclusão
Um dos temas que sempre me chamou a atenção foi a integração vs Inclusão dos alunos com NEE nas escolas regulares. Ao logo da minha prática letiva, alguns anos deles na Educação Especial, tenho-me deparado varias vezes com este dilema, será que estamos a incluir ou a integrar estas crianças no ensino regular? De acordo com o Prof. Luís de Miranda Correia “A inserção do aluno com NEE na classe regular onde, sempre que possível, deve receber todos os serviços educativos adequados, contando-se, para esse fim, com um apoio apropriado (de outros profissionais, de pais...) às suas características e necessidades. Deve ser, portanto, um processo dinâmico que se proponha responder às necessidades de todos e cada um dos alunos com NEE, provendo-lhes uma educação apropriada que considere três níveis de desenvolvimento essenciais: académico, socioemocional e pessoal.” Será que estamos a fazer o nosso melhor para a inclusão destes alunos? Será que não são apenas “depositados” nas escolas? Será que existem profissionais e auxiliares indicados para esta tarefa? Da minha experiencia pessoal há sítios onde a inclusão é uma realidade contudo ainda existe um longo trabalho a fazer e os alunos deverão ser sempre a nossa prioridade. http://www.educare.pt/testemunhos/artigo/ver/?id=12654&langid=1 Rita Cândido