Decoração da Cantina da Escola
,
Desafio todos os colegas a instalar, no vosso tablet ou smartphone, uma aplicação com um sonómetro, aparelho que mede os níveis de pressão sonora, e medirem o som/ruído da vossa cantina na hora de mais movimento. Medir também os níveis de ruído da cantina com pouco movimento, uma aula teórica e uma aula prática, e compararem os valores. A que conclusão chegarão? Serão os valores médios muito diferentes da sala de aula e da cantina. E porquê?
Depois de investigar através de entrevistas e observações, conseguimos chegar ao problema de partida. O desafio era baixar os níveis de ruído na cantina? Mas como? As cantinas são sempre desprovidas de decoração, sendo as paredes vazias e sem graça. A análise e a seleção das informações recolhidas foram feitas com ética, rigor e profissionalismo e chegou-se a um diagnóstico exato: falta decoração na cantina.
É importante saber que, segundo a Organização Mundial de Saúde, os sons acima de 55 decibéis (dB), já podem prejudicar a saúde e que a partir de 85 dB já podem causar a perda de audição (http://www.megaclima.pt). O dano depende da intensidade do som e do tempo de exposição. É necessário, por isso, ficar atentos e atuar no sentido de diminuir o ruído de fundo.
Assim, pôs-se em prática um processo de investigação pela ação. Foi solicitada a colaboração/cooperação e partilha de saberes dos departamentos de português, inglês, história, ciências naturais, artes e educação especial, para ajudarem, juntamente com os alunos, a decorar a cantina, o que tornou a equipa de trabalho muito grande. Foi executado um plano de intervenção para a decoração permanente e temporária da cantina, onde não faltaram objetivos, atividades, recursos, intervenientes, calendarização e avaliação, sendo estas atividades incluídas no plano anual de atividades do agrupamento.
O resultado foi surpreendente, os alunos elaboraram quadros baseados na obra de Giuseppe Arcimboldo, mobiles em forma de frutos com mensagens sobre alimentação saudável e uma árvore decorada com mensagens em inglês sobre a época natalícia. Algumas das exposiçõesjá existentes na escola, tforam transferidas do átrio da escola ou da biblioteca para cantina. De salientar a participação dos alunos de educação especial que, para além de participarem nas atividades juntamente com as respetivas turmas, participaram também nas atividades de decoração do placard de cortiça, sempre repleto de trabalhos novos e atrativos.
Foi importante a cooperação e interajuda entre todos os intervenientes, mas o mais importante é satisfação/orgulho que os alunos sentem quando entram na cantina e vêm os seus trabalhos em exposição e a ser observados por todos.
Para terminar, desafio novamente todos, mas agora para relaxar, a instalar no vosso tablet ou smartphone a aplicação Planets e deslocar-se a um lugar com alguma altitude, longe das luzes da cidade, desfrutar do silêncio da noite e observar o céu olhando para os astros sabendo o seu nome.
Teresa Roque 56669