Como as TIC influenciam o processo de transformação para uma escola inclusiva?
As TIC podem contribuir para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, se considerarem a diversidade dos alunos, potenciando outras formas de ensinar e de aprender, de conviver e de se relacionar. Influenciam se apostarem pela inovação educativa trabalhando para a igualdade. Habitualmente associar as TIC à escola inclusiva leva-nos a pensar em Educação Especial, e como a tecnologia apoia educativamente as pessoas com necessidades educativas especiais. Quando realizamos esta associação, no âmbito das TIC, introduzimo-nos ao universo da tecnologia adaptativa.
A integração das TIC na sala de aula cumpre diversas funções, tais como: (1) acesso permite a aprender a utilizar a tecnologia, que nos dias de hoje, é tão importante quanto qualquer outra competência; (2) adoção apoiar a forma tradicional de ensinar e aprender, tornando-se um complemento; (3) adaptação integrar nas classes tradicionais; e (4) inovação descobrir novos usos de tecnologia e combinar diferentes modalidades.
Transpondo a teoria para a prática, a tecnologia dos dias de hoje permite-nos tornar a aula mais interativa, mais motivante e facilitadora da inclusão dos alunos, principalmente daqueles com necessidades educativas especiais. Um computador com um processador de texto por vezes é suficiente para motivar aquela criança que não gosta de escrever com o lápis ou com a caneta. Um software com movimento, gráficos e design apelativo pode ser suficiente para aquela criança que tem dificuldades em concentrar-se e a ficar ali apenas a ouvir o professor. Uma ajuda técnica, como um switch, permite a um aluno com dificuldades motoras participar nas atividades tal como qualquer outro aluno. São pequenos exemplos, numa infinidade de tantas opções que existem, que permitem incluir todos os alunos em sala de aula, possibilitando-os ter acesso ao ensino.
Telma Filipa Lopes, nº 39980
A integração das TIC na sala de aula cumpre diversas funções, tais como: (1) acesso permite a aprender a utilizar a tecnologia, que nos dias de hoje, é tão importante quanto qualquer outra competência; (2) adoção apoiar a forma tradicional de ensinar e aprender, tornando-se um complemento; (3) adaptação integrar nas classes tradicionais; e (4) inovação descobrir novos usos de tecnologia e combinar diferentes modalidades.
Transpondo a teoria para a prática, a tecnologia dos dias de hoje permite-nos tornar a aula mais interativa, mais motivante e facilitadora da inclusão dos alunos, principalmente daqueles com necessidades educativas especiais. Um computador com um processador de texto por vezes é suficiente para motivar aquela criança que não gosta de escrever com o lápis ou com a caneta. Um software com movimento, gráficos e design apelativo pode ser suficiente para aquela criança que tem dificuldades em concentrar-se e a ficar ali apenas a ouvir o professor. Uma ajuda técnica, como um switch, permite a um aluno com dificuldades motoras participar nas atividades tal como qualquer outro aluno. São pequenos exemplos, numa infinidade de tantas opções que existem, que permitem incluir todos os alunos em sala de aula, possibilitando-os ter acesso ao ensino.
Telma Filipa Lopes, nº 39980