Autismo e Novas Tecnologias
Alguns investigadores, na província de Ontário-Canadá, desenvolveram um estudo onde selecionaram doze crianças autistas em seis salas de aula. Foram fornecidos vários tabletspara poderem ser utilizados como recurso educativo durante seis meses. Após esse período de tempo, chegaram à conclusão que nove dessas doze crianças mostraram uma evolução ao nível das suas habilidades de comunicação. Além de que, a sua motivação aumentou em cerca de 75%, aumentando ao mesmo tempo a sua capacidade de atenção de interação com os outros.
O uso da tecnologia em crianças com autismo tem vindo a aumentar, principalmente através de dispositivos como Tablets, Smartphones, entre outros. Simples aplicações, como jogos, fazem estas crianças sentirem-se seguras, facilitando a forma como comunicam. Utilizam as tecnologias para mostrar coisas que pretendem, onde gostariam de ir e, até mesmo, para praticar caligrafia e cálculo.
No dia 20 de janeiro de 2012 a Sic exibiu a reportagem “ Autismo e Novas Tecnologias” através da qual podemos visualizar a interação que se pode estabelecer entre uma criança autista e a tecnologia que esta tem ao seu dispor. Vale a pena espreitar…
http://www.youtube.com/watch?v=MdgznjiS4eM
Andreia Sousa