As TIC no apoio às necessidades educativas especiais
Atualmente, as equipas de apoio aos sujeitos com NEE carecem ainda de profissionais que consigam extrair os reais benefícios da utilização das novas tecnologias e explorar o potencial inclusivo das TIC. Diferentes investigações realizadas, assim como testemunhos de profissionais e de indivíduos com NEE, comprovam os benefícios da utilização das TIC a vários níveis, desde a deficiência física mais visível, até aos problemas cognitivos, emocionais e comportamentais.
Almeida (2006), numa revisão de estudos internacionais, referencia ainda que possibilidades de adaptação e configuração deatividades, tarefas e níveis de dificuldade, associada à elevada motivação de alunos com NEE no contacto com este tipo de ferramentas e às possibilidades de fornecimento de feedback têm contribuído para um aumento significativo de propostas, projetos e estudos nesta área. Neste âmbito, as TIC que se encontram contempladas na atual legislação de educação especial assumem-se como ferramentas de elevado potencial para a consecução dos propósitos pretendidos, revelando-se capacitadoras e permitindo não só o derrube de barreiras de acesso às próprias tecnologias e conteúdos disciplinares, como também o combate às dificuldades daqueles alunos que não conseguem acompanhar os métodos tradicionais de ensino. Se, para alguns alunos, constituem novas formas de acesso à informação e construção de conhecimento, para outros afiguram-se como a única forma de aceder aos conteúdos e concretizar uma participação ativa no seu processo individual de aprendizagem.
Belinda, nº 16592