As TIC e as Necessidades Educativas Especiais
De acordo com a revista Indagatio Didactica, vol 3 (2), junho de 2011 (p. 59) Em 2003 a organização Becta descrevia a investigação na área, identificando benefícios gerais como a maior autonomia, a possibilidade de o aluno demonstrar o seu potencial e aquisições, e a oportunidade de serem criadas tarefas adequadas às capacidades e competências individuais. A comunicação do aluno não fica condicionada pelas suas capacidades e pode ser muito facilitada com recurso à tecnologia (soluções de hardware específicas, bem como software próprio e para todos em que se recorre às opções de acessibilidade existentes). Através de uma participação equilibrada em relação aos seus pares etários, a motivação do próprio aluno é aumentada de uma forma que potencia não só o seu desempenho académico mas também a construção de relações sociais. Na perspetiva do profissional, o uso de TIC favorece uma maior comunicação entre si, partilhando experiências com colegas (metodologias, estratégias, materiais), refletindo sobre as práticas, o que conduz à sua melhoria. Em relação aos pais e cuidadores, é apenas identificado que o uso de ajudas para a fala digitalizada os faz ter maiores expectativas na socialização e o potencial nível de participação da criança (Becta, 2003).
Sara Fernandes
Sara Fernandes