As TIC e a Inclusão
O desenvolvimento desenfreado das tecnologias, assim como o aparecimento de hardwares e softwares acessíveis e aliciantes proporcionaram um processo de ensino /aprendizagem mais ativo. As TIC favorecem o processo de globalização na sociedade e na escola, mas, na realidade só por si não bastam! Não conseguem resolver e concretizar os ideais de uma escola que se pretende global, multicultural e para todos.
Refletindo sobre o papel das TIC na educação de “todos e para todos” considero-as ferramentas transversais a todas as áreas do conhecimento que, em processo dinâmico e contínuo, visam edificar uma escola inclusiva e a qualidade do ensino especial.
As TIC são veículos facilitadores, conjuntamente com outros recursos, (humanos e materiais), são estratégias de intervenção/ação que almejam a função ativa do desenvolvimento. Permitem a informatização dos currículos baseados quer, no modelo ecológico quer, no modelo desenvolvimentista, e ainda, de planos educativos individualizados que favorecem o processo de ensino/aprendizagem de crianças/ jovens traçados de acordo com o seu perfil de funcionalidade.
Possuem um papel importante de caráter preventivo /habilitativo e reabilitativo. Ajudam a criança a ultrapassar situações que pareciam irreversíveis, permitem o desenvolvimento da autonomia dos alunos com handicaps, assim como a sustentação e desenvolvimento de interesses, sempre crescentes, no caso de alunos sobredotados. Facilitam, ainda, a inclusão dos alunos pertencentes a culturas minoritárias. As TIC porque lhes é inerente uma linguagem universal /global, conjuntamente com outras áreas, são uma mais-valia na preparação dos alunos para o uso mais amplo das suas capacidades, visando o amanhã [x-apple-data-detectors://0] vivido com dignidade e igualdade de oportunidades. Acredito que, as TIC ajudam a otimizar a escola que se pretende ”inclusiva”, conferindo mais qualidade à educação especial.
Mariana Costa; nº 34624
Refletindo sobre o papel das TIC na educação de “todos e para todos” considero-as ferramentas transversais a todas as áreas do conhecimento que, em processo dinâmico e contínuo, visam edificar uma escola inclusiva e a qualidade do ensino especial.
As TIC são veículos facilitadores, conjuntamente com outros recursos, (humanos e materiais), são estratégias de intervenção/ação que almejam a função ativa do desenvolvimento. Permitem a informatização dos currículos baseados quer, no modelo ecológico quer, no modelo desenvolvimentista, e ainda, de planos educativos individualizados que favorecem o processo de ensino/aprendizagem de crianças/ jovens traçados de acordo com o seu perfil de funcionalidade.
Possuem um papel importante de caráter preventivo /habilitativo e reabilitativo. Ajudam a criança a ultrapassar situações que pareciam irreversíveis, permitem o desenvolvimento da autonomia dos alunos com handicaps, assim como a sustentação e desenvolvimento de interesses, sempre crescentes, no caso de alunos sobredotados. Facilitam, ainda, a inclusão dos alunos pertencentes a culturas minoritárias. As TIC porque lhes é inerente uma linguagem universal /global, conjuntamente com outras áreas, são uma mais-valia na preparação dos alunos para o uso mais amplo das suas capacidades, visando o amanhã [x-apple-data-detectors://0] vivido com dignidade e igualdade de oportunidades. Acredito que, as TIC ajudam a otimizar a escola que se pretende ”inclusiva”, conferindo mais qualidade à educação especial.
Mariana Costa; nº 34624