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incluircomtic.blogs.sapo.pt

Um espaço destinado a discutir assuntos relacionados com tic e nee

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As Tecnologias de Informação e Comunicação como veículo para a inclusão

Num mundo em constante mudança, onde que as Tecnologias de Informação e Comunicação assumem cada vez mais um papel fundamental no nosso quotidiano, não faz sentido ignorar o seu enorme potencial enquanto ‘’ferramenta’’ pedagógica. Se o anteriormente referido faz todo o sentido para a generalidade dos alunos, mais sentido fará no caso de alunos com Necessidades Educativas Especiais, uma vez que as TIC permitem a estes alunos o acesso à informação, à comunicação e, por conseguinte, à socialização que de outra forma não teriam. É, no entanto, óbvio que as TIC por si só não operam milagres e que não é só delas que depende o sucesso educativo, a socialização ou até mesmo a inclusão, porém, são recursos que, quando conjugados, revelam um excelente contributo nesse sentido. Pelas vantagens que representam o uso das TIC como ‘’ferramenta’’ inclusiva, espera-se que num futuro próximo se assista a uma mudança de mentalidade de quem governa e se verifique uma maior preocupação com a efetivação do verdadeiro conceito de educação inclusiva. Porque, apesar de legislado que ‘’Todos os portugueses têm direito à educação e à cultura, nos termos da Constituição da República’’; e que ‘’É da especial responsabilidade do Estado promover a democratização do ensino, garantindo o direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares’’ (Lei n.º 85/2009 de 27 de Agosto, pontos um dois do artigo segundo), ainda não é isso que se verifica atualmente no nosso sistema de ensino.

Lei n.º 85/2009 de 27 de Agosto. Diário da República nº 166/09 – I Série, Assembleia da República, Lisboa

José Manuel Fava

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