APRENDIZAGEM: DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Aqui partilho um artigo que me pareceu interessante para "reflectir sobre os grandes desafios que o despontar da Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem colocam à educação neste início de milénio".
Goreti Soares, nº 12224
APRENDIZAGEM: DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Clara Coutinho Universidade do Minho
Eliana Lisbôa Universidade do Minho
A Internet e as tecnologias digitais fizeram emergir um novo paradigma social, descrito por alguns autores, como sociedade da informação ou sociedade em rede alicerçada no poder da informação (Castells, 2003), sociedade do conhecimento (Hargreaves, 2003) ou sociedade da aprendizagem (Pozo, 2004).
(...) para que a sociedade da informação possa ser considerada uma sociedade do conhecimento é imprescindível que se estabeleçam critérios para organizar e seleccionar as informações, e não simplesmente ser influenciado e “moldado” pelos constantes fluxos informativos disponíveis: “A dinâmica da sociedade da informação requer educação continuada ao longo da vida, que permita ao indivíduo não apenas acompanhar as mudanças tecnológicas, mas sobretudo inovar” (Takahashi, 2000, p.7). Nestes novos cenários, a integração curricular das TIC pode contribuir significativamente para que sejam usados, nos espaços formais de educação, estratégias pedagógicas inovadoras e significativas tanto para o aluno como para a comunidade, o que implica apostar na formação pedagógica e tecnológica dos docentes, seja inicial, seja contínua.
Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011
Goreti Soares, nº 12224