Análise de Conteúdo Utilizando o webQDA: Opção Metodológica Para Caracterizar Uma Criança Com Paralisia Cerebral
Foi utilizada a ferramenta de análise de conteúdo webQDA para identificar as palavras mais frequentes nas entrevistas e nos relatórios deste aluno do 1º ciclo, das quais destaco: Criança; Paralisia Cerebral; Produtos de Apoio; Capacidade; Música; Comunicação; Aprender.
Neste projeto de investigação-ação surge pela voz dos técnicos de saúde a ideia de que com a transformação e inovação dos produtos de apoio já utilizados pela criança – GRID 3 e PC Eye Mini -, esta poderá no futuro, e com auxílio das TIC, vir a ingressar com a equidade desejada no EAE de música.
“Na música, aprendizagem na música, eu acho que deveriam existir os instrumentos adaptados em vez de instrumentos clássicos para que os pudesse tocar”
(Moreno et. al, 2020)
“Tenho a certeza que através do olhar vai conseguir aprender música, ao invés de ser de mão, pois ele não tem tanta destreza manual, mas através do olhar, um programa que pudesse ter vários instrumentos ou uns dois ou três, os que fossem, onde ele pudesse escolher um desses e através do programa dele que ele tem no computador, assim penso que poderia tocar”. (Moreno et. al, 2020)