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incluircomtic.blogs.sapo.pt

Um espaço destinado a discutir assuntos relacionados com tic e nee

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Ah e tal as TIC! E a formação de Professores?

No contexto educativo, as atitudes dos professores assumem um papel importante e decisivo no processo de aprendizagem dos alunos. Estas podem constituir um auxílio ou um obstáculo à inclusão e podem ser um factor decisivo para a efectiva implementação deste processo. Face a diversidade da população escolar, torna-se fundamental que os professores apostem mais na sua formação, devendo esta estender-se para além da formação adquirida no período de faculdade. Estes devem organizar todo o contexto social em que ocorre o processo de aprendizagem, de modo a que os alunos desenvolvam atitudes e competências, que lhes permitam interagir e cooperar com os colegas, tendo por base o respeito pela diferença. A Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) surge para alterar o paradigma da escola integrativa para a educação inclusiva. O professor é considerado o elemento chave do processo educativo, uma vez que através do envolvimento deste com a sociedade escolar, conseguimos caminhar para a construção de escolas mais inclusivas assim como, para a renovação das práticas utilizadas na sala de aula. Ainscow et al (1997 p. 16) afirma então que é necessário sensibilizar mais os professores acerca das possibilidades de aperfeiçoarem as suas práticas de ensino, (…) estes necessitam de adoptar novas formas de pensamento, e consequentemente devem sentir confiança/vontade de vivenciar novas experiências, para que assim descubram novas possibilidades de aperfeiçoamento.

AINSCOW, M., PORTER, G., WANG, M., (1997). Caminhos Para as Escolas Inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

António Cabaço – Nº 62057

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