A tríade facilitadora na Educação Especial.
> No nosso entender os três fatores chave que mostram o uso adequado das TIC para como auxilio a melhorar problemas de crianças com NEE são:
1 – Formação especializada
2 – Interação social entre escola/professor/família
3 – Autonomia
Relativamente ao primeiro é de todo conveniente, no nosso entender, que cada professor esteja capacitado de ferramentas para auxiliar as crianças com NEE atendendo a suas necessidades individuais. “Havendo as condições necessárias torna-se hoje possível que a pessoa com deficiência tenha acesso a um imenso mundo de interações sociais. As novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), nomeadamente a internet e as ferramentas de software social, oferecem um conjunto variado de possibilidades para os indivíduos com deficiência e são, por isso, uma janela aberta de oportunidades.”
(1) Em relação ao segundo achamos que a relação escola/professor/família tem que ser constante de maneira que esta tríade fala uma só “voz” por forma a encontrar soluções que ajudem o professor a ajudar o aluno com NEE e que crie neste a motivação necessária ao seu desenvolvimento. “Os modelos de transdisciplinaridade relativos à intervenção na deficiência, transportam-se de uma forma mais global para a escola em geral. Assim, há uma descentralização do ensino-aprendizagem da figura do professor, e procura-se envolver os vários elementos do dia-a-dia do aluno nos seus diversos contextos, como forma de potenciar o seu desenvolvimento.”
(2) Por último a autonomia implica que o indivíduo se realize, estimule a sua auto estima e se sinta com uma mais valia – empowerment - na sociedade onde está inserido. “Através de uma participação equilibrada em relação aos seus pares etários, a motivação do próprio aluno é aumentada de uma forma que potencia não só o seu desempenho académico mas também a construção de relações sociais”
(3) António Cabaço, Felipe Ribeiro. (1) (1), (2), (3) Susana Capitão et Ana Margarida Almeida