A influência das TIC no processo de transformação para uma escola inclusiva
Com o intuito de incluir o aluno com NEE, existe um vasto leque de ferramentas disponíveis e podem ser aplicadas estratégias diversificadas, consoante a dificuldade/especificidade de cada um, não esquecendo que o aluno com NEE necessita das TIC para aprender, comunicar, partilhar e sentir-se autónomo.
Nesta linha de pensamento, de realçar que as TIC assumem um papel fundamental, uma vez que, sendo adaptadas às exigências dos alunos, são, muitas vezes, utilizadas para promover a motivação dos alunos e, consequentemente, vão permitir uma aprendizagem mais rápida e com qualidade.
Desta forma, - existindo as condições necessárias -, atualmente, é possível que o indivíduo portador de deficiência tenha acesso a um mundo recheado de interações sociais, pois as TIC oferecem-lhe um conjunto de possibilidades, tornando-se, assim, uma janela aberta de oportunidades (Capitão & Almeida, 2011).
Como já tinha referido numa outra reflexão, também postada neste blog, as TIC, por si só, não garantem a inclusão, sendo que, de acordo com Capitão & Almeida (2011), emerge a necessidade de criar uma ponte entre esta conceção e a visão do indivíduo como parte integrante da sociedade em que vivemos.
Assim sendo, destaca-se a extrema importância da tecnologia na vida do aluno com NEE, na medida em que o auxilia, não só, na ultrapassagem das suas dificuldades comunicativas, bem como na sua participação e autonomia em contexto de sala de aula, elevando, assim, a sua autoestima.
Em suma, e tal como afirma Becta (2003), a existência de soluções de TIC adequadas pode ser a única oportunidade que estes alunos têm de participar na sociedade e desenvolver todo o seu potencial.
Tatiana Ramos, nº 44527