A influência das TIC no processo de transformação para uma escola inclusiva
Se todo o ser humano é diferente, alguns são ainda mais diferentes. Cabe à escola responder "... de forma apropriada e com alta qualidade à diferença, em todas as formas que ela possa assumir (RODRIGUES, 2003)" ( Vaz, n.d. , p. 2).
As TIC são o meio/ instrumento ideal para responder a esta diferença pelos seguintes motivos: estão disponíveis em qualquer escola e permitem acesso/utilização fácil, caso não se trate de hardware ou software mais complexos e específicos; são interactivas e extremamente apelativas, pela combinação imagem/som, promovendo a motivação; são personalizáveis/ editáveis, permitindo ir ao encontro de objectivos concretos e particulares, adequando as tarefas ao aluno e promovendo, em simultâneo, a autonomia e auto-regulação, possibilitam experiências transdisciplinares e proporcionam a construção do próprio conhecimento; nivelam o acesso à informação e ao conhecimento; o recurso aos dispositivos de apoio aumentativos e alternativos facilitam a comunicação, em concreto de crianças com Paralisia Cerebral (PC) , tanto com o professor, como com outros alunos, possibilitando uma efectiva socialização (Capitão e Almeida, 2011).
Numa sociedade que pensa e socializa online, as TIC são ferramentas de trabalho da criança, tal como são o lápis e o caderno ( Vaz, n.d. , p. 14).
Referências
Capitão,S. e Almeida, A. (2011). O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. in Indagatio Didactica, (vol.3(2), p.p.59-65)
Portela, M. (2015). Retornos privados e sociais da educação em portugal. in Luís Catela Nunes (org.). A escola e o desempenho dos alunos (pp. 105-126).Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Vaz, J. (n.d.). Inclusão e tecnologias. O papel decisivo das tic na inclusão de certos tipos de nee in CRTICee1
Helena Ourêlo