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Um espaço destinado a discutir assuntos relacionados com tic e nee

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A influência das TIC no processo de transformação para uma escola inclusiva

Como afirmou Portela , "...os benefícios da educação ultrapassam os retornos privados..."(2015, p.122) e "...o acesso, quer a uma educação de qualidade, quer a níveis mais elevados de formação, é determinante para o desenvolvimento económico e social português, bem como na promoção de uma sociedade menos desigual" (2015, p.123). Assim, é dever da escola proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, em benefício, tanto social como económico, não apenas dos mesmos mas de toda a sociedade.

Se todo o ser humano é diferente, alguns são ainda mais diferentes. Cabe à escola responder "... de forma apropriada e com alta qualidade à diferença, em todas as formas que ela possa assumir (RODRIGUES, 2003)" ( Vaz, n.d. , p. 2).

As TIC são o meio/ instrumento ideal para responder a esta diferença pelos seguintes motivos: estão disponíveis em qualquer escola e permitem acesso/utilização fácil, caso não se trate de hardware ou software mais complexos e específicos; são interactivas e extremamente apelativas, pela combinação imagem/som, promovendo a motivação; são personalizáveis/ editáveis, permitindo ir ao encontro de objectivos concretos e particulares, adequando as tarefas ao aluno e promovendo, em simultâneo, a autonomia e auto-regulação, possibilitam experiências transdisciplinares e proporcionam a construção do próprio conhecimento; nivelam o acesso à informação e ao conhecimento; o recurso aos dispositivos de apoio aumentativos e alternativos facilitam a comunicação, em concreto de crianças com Paralisia Cerebral (PC) , tanto com o professor, como com outros alunos, possibilitando uma efectiva socialização (Capitão e Almeida, 2011).

Numa sociedade que pensa e socializa online, as TIC “… são ferramentas de trabalho da criança, tal como são o lápis e o caderno” ( Vaz, n.d. , p. 14).



Referências

Capitão,S. e Almeida, A. (2011). O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. in Indagatio Didactica, (vol.3(2), p.p.59-65)

Portela, M. (2015). Retornos privados e sociais da educação em portugal. in Luís Catela Nunes (org.). A escola e o desempenho dos alunos (pp. 105-126).Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Vaz, J. (n.d.). Inclusão e tecnologias. O papel decisivo das tic na inclusão de certos tipos de nee in CRTICee1



Helena Ourêlo

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