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incluircomtic.blogs.sapo.pt

Um espaço destinado a discutir assuntos relacionados com tic e nee

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A influência das TIC no processo de transição para uma escola inclusiva

O recurso às TIC minimiza as dificuldades e favorece a forma como o aluno com Necessidade Educativas Especiais convive com os outros, facilitando a comunicação que, desta forma, ‘’não fica condicionada pelas suas capacidades e pode ser muito facilitada com recurso à tecnologia (soluções de hardware específicas, bem como software próprio e para todos em que se recorre às opções de acessibilidade existentes). Através de uma participação equilibrada em relação aos seus pares etários, a motivação do próprio aluno é aumentada de uma forma que potencia não só o seu desempenho académico mas também a construção de relações sociais.’’ (Capitão e Almeida, 2011)

É neste contexto que a utilidade dos sistemas aumentativos e alternativos de comunicação se tornam evidentes, uma vez que permitem àqueles que têm dificuldade em articular palavras de forma percetível, assim como àqueles que não conseguem ou não podem simplesmente falar, comunicar. São já vários estes tipos de sistema disponíveis no mercado, encontrando-se disponíveis em forma de hardware, tais como ratos e teclados adaptados, apontadores, lupas de leitura, assim como na forma de software disponíveis em sítios como o Arasaac, já mencionado neste Blog.

O simples facto de ser possível comunicar com o outro, torna a construção de relações sociais mais fáceis, sendo assim, esta construção pela comunicação, a pedra basilar da inclusão, o resto surge naturalmente, a comunicação gera conhecimento e tomada de consciência do outro, desempenhando as TIC um importante papel em todo este processo.

José Fava

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