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incluircomtic.blogs.sapo.pt

Um espaço destinado a discutir assuntos relacionados com tic e nee

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A Importância das Tecnologias de Apoio

Tanto se tem falado em decretos e formas de incluir, penso que me é permitido falar-vos da minha condição: primeiro o carrinho de bebé até aos 7 anos, na escola primária não senti grande maldade, posso dizer que até foi a melhor fase da vida de estudante, o não entendimento, como lhes chamam os adultos, ajuda à criança com nee a sentir-se inserida na turma, se não brinca como os colegas, vamos passear e conversar. Aos 7 anos a primeira cadeira de rodas e os primeiros olhares de quem não está habituado e com a falta de conhecimento têm comentários desnecessários, como o típico "coitadinha". O facto de perguntarem se foi à nascença ou acidente confesso que não me faz confusão, mas o coitadinha tira-me do sério, desde pequena, na primária que ia para as aulas com aparelhos e passava parte das aulas de pé, isso em pequena era muito bom, entretanto ganhei medo porque tive que deixar os aparelhos várias vezes e quando voltava o meu tamanho assustava-me. Aos 10 anos começou a ser diferente, os olhares das crianças e dos próprios adultos já me fazia confusão, o preconceito por parte dos colegas e também adultos, posso dizer que para a minha auto estima foi brutal, no mau sentido, só há bem pouco tempo consigo lidar melhor comigo mesma. Isto tudo para dizer o quê, que qualquer que seja a tecnologia de apoio acho que mais vale perguntar como funciona, para que serve, eu neste momento tenho uma motinha e foi sim por uma questão de autonomia mas também por uma questão de preconceito, a pessoa, por mais que não acreditem ou notem, sente quando é gozada ou questionada por interesse. O PC, as aplicações para pessoas com algum tipo de deficiência, o cão-guia, as bengalas, os óculos e outros tantos são tecnologias ou não de apoio a quem precisa. O importante é se olhar e fizer confusão, pergunte ou tente experimentar viver como aquela pessoa, pode ajudar a entender a pessoa e a não passar maus exemplos às crianças, elas aprendem por imitação, mesmo quando são crianças mais velhas. Helena Guerreiro nº52995

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