A escola dos nossos dias ...
As escolas devem ajustar-se a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Isto inclui crianças com deficiências, e sobredotadas, crianças da rua e crianças trabalhadoras, as crianças de populações remotas ou nómadas, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginalizados(UNESCO, 1994:3).
Uma escola tão diversa e multicultural como a dos nossos dias, que tem como filosofia incluir todos, de forma a assegurar-lhes a igualdade de oportunidades, deve utilizar todos os recursos de que dispõem sejam estes humanos, materiais e/ou técnicos, como instrumentos cruciais para alcançar o seu fim.
As novas tecnologias podem contribuir para incluir e melhorar significativamente a vida do ser humano, de todos os alunos e, em particular, do aluno que apresenta algum tipo de necessidades educativas especiais, apresentando-se como facilitadoras das rotinas diárias e das aprendizagens, através, por exemplo, do incremento da autonomia (Lei de Bases de Prevenção e de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, Lei n.º 9/89 de 2 de Maio [x-apple-data-detectors://0] ).
No entanto, não podemos esquecer que o papel/atitude do professor é fundamental para o sucesso de qualquer mudança educacional, nomeadamente para o processo de construção de uma escola inclusiva, uma vez que “nada ou ninguém é mais importante para a melhoria da escola que um professor; a mudança educacional depende do que os professores fazem e pensam” (Warwick, 2001:115).
Luísa Martins
Aluno n.º 2994
Uma escola tão diversa e multicultural como a dos nossos dias, que tem como filosofia incluir todos, de forma a assegurar-lhes a igualdade de oportunidades, deve utilizar todos os recursos de que dispõem sejam estes humanos, materiais e/ou técnicos, como instrumentos cruciais para alcançar o seu fim.
As novas tecnologias podem contribuir para incluir e melhorar significativamente a vida do ser humano, de todos os alunos e, em particular, do aluno que apresenta algum tipo de necessidades educativas especiais, apresentando-se como facilitadoras das rotinas diárias e das aprendizagens, através, por exemplo, do incremento da autonomia (Lei de Bases de Prevenção e de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, Lei n.º 9/89 de 2 de Maio [x-apple-data-detectors://0] ).
No entanto, não podemos esquecer que o papel/atitude do professor é fundamental para o sucesso de qualquer mudança educacional, nomeadamente para o processo de construção de uma escola inclusiva, uma vez que “nada ou ninguém é mais importante para a melhoria da escola que um professor; a mudança educacional depende do que os professores fazem e pensam” (Warwick, 2001:115).
Luísa Martins
Aluno n.º 2994