O grande desafio da escola atual
O conceito de Educação Inclusiva surgiu em 1994 com a Declaração de Salamanca, o conceito refere-se a uma escola para todos, ou seja, temos uma escola que é capaz de dar respostas às diversas necessidades das crianças, promovendo o sucesso escolar. (Declaração de Salamanca, 1994)
Esta “nova” escola têm de ser capaz de dar resposta às necessidades de todas as crianças, isto é, de reconhecer e de satisfazer as necessidades das crianças. Para tal acontecer há que rever a organização escolar, os currículos, as estratégias, utilizar modelos pedagógicos de cooperação e de diferenciação, em suma, modificar o conceito de escola para todos. (Declaração de Salamanca, 1994)
Uma escola inclusiva promove os princípios da igualdade de oportunidades, todos os alunos em idade escolar obrigatória têm de frequentar a escola, sem que as suas limitações/diferenças sejam motivo de travão à aprendizagem e a escola têm de permitir às crianças experienciar atividades de caráter prático preparando-as para a vida ativa. (Declaração de Salamanca, 1994)
Este conceito de educação inclusiva refere-se a todas as crianças que têm necessidades educativas específicas, não são só as crianças com uma deficiência cognitiva e/ou motora, são, também, as crianças que tenham dificuldades temporárias e/ou permanentes de aprendizagem e refere-se as crianças que provêm de: famílias disfuncionais e/ou monoparentais; de imigrantes; que vivem em extrema pobreza; que sejam vítimas de guerra e/ou conflitos armados; sejam vítimas de abusos sexuais, físicos e /ou emocionais e que se encontrem em fuga à escolaridade. (Declaração de Salamanca, 1994)
Contudo para que isto seja possível as escolas têm de ter um sistema de suporte permanente e efetivo, que deverá ser composto por professores e técnicos especializados e por materiais de apoio, estratégias e metodologias variadas, levando à promoção da aprendizagem dos alunos com algumas dificuldades e necessidades. Só assim a escola poderá dar resposta à variedade das problemáticas que surgem na educação especial.
Todavia a inclusão prevê que os alunos com NEE estejam sempre inseridos na sua turma, pois entende que aí é o local ideal para as aprendizagens, porque tão importante como adquirir as aprendizagens é promover a socialização, diminuir as diferenças e aceitar a diversidade.
Este é para mim o grande desafio da escola atual.
A utilização das TIC é uma resposta possível, uma vez que esta permite:
- Diferentes formas de apresentação da informação;
- Maneiras diversificadas de expressão e aprendizagem;
- Formas variadas de envolvimento;
- Realização de atividades de carácter lúdico;
- Aproximação ao mundo real.
Guida Sousa, nº 1229.