...
TIC como ferramenta de inclusão
A inclusão é dar oportunidade e condições para que todos tenham acesso ao mesmo conhecimento. No mundo atual a educação tem um papel desafiador no contexto digital, ou seja incluir os alunos com necessidades específicas para uma boa utilização das novas tecnologias e combater a infoexclusão. A escola deve estar atenta as inovações tecnológicas para que os alunos de maneira geral possam ultrapassar inúmeras barreiras a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Nas palavras de Soares e Santos (2013, p. 310), “a integração ao mundo tecnológico, mediático e informacional impõe-se como uma exigência quase universal [...] o acesso aos artefactos tecnológicos [...] é, ao mesmo tempo, uma exigência e um direito daqueles que praticam a educação”.
O uso do TIC na elaboração de planos de aula e de estratégias de ensino podem proporcionar um ambiente melhor de aprendizagem, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferenciadas da aplicação do conteúdo planeado e aprimoramento da retenção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
No âmbito educacional o uso do TIC permitiu a criação de novos métodos e modalidades de ensino, de forma, a atender os mais diversos estilos de alunos, auxiliando na interação do professor com o aluno, e possibilitando um aprendizado alternativo. É possível também otimizar aprendizados, respeitando as peculiaridades e o ritmo de construção de conhecimento de cada um.
Nesse são as inúmeras possibilidades de uso pedagógico do TIC, possibilita meios para o desenvolvimento de ações educativas que contribuam para a aquisição de conhecimento pelos alunos com necessidades específicas. Cabe ao professor, baseada nessa perspetiva, promove a conquista de novas aprendizagens e contribui para a independência desses alunos na realização das ações propostas.
O uso adequado com participação ativa e assistida dos integrantes da formação educativa dos alunos com necessidades especificas as atividades desenvolvidas com auxilio das TICC no atendimento de suas necessidades específicas ira estimular a criatividade e a iniciativa, desses alunos assim possibilitando-lhes maior interação e produtividade.
a 67017-Delma Letícia Silva Morais