...
O conceito de integração se refere à necessidade de mudar a pessoa com necessidades especificas, de modo que esta pudesse vir a se igualar ou ate mesmo se idendificar, com os demais , para então poder ser inserida, associada, a convivência igualitária . Com o conceito de integração, o integrar constituía localizar no sujeito o foco da mudança, e as reais dificuldades encontradas no processo de busca de “normalização” da pessoa com necessidades especificas .
A integração o a criança com necessidade especifica, é ele quem vai se integrar no espaço, a escola não fornece acessibilidade, mas o aluno arranja meios de chegar à escola, ele se adapta ao meio. A integração é de cima para baixo, a criança é simplesmente largada na escola e só está integrada porque está no meio do grupo, a aprendizagem é fragmentada e padronizada.
A inclusão escolar envolve valores e normas sociais geradoras de propostas sócio-políticas e éticas. A inclusição não se trata apenas que a criança com necessidade especifica esteja no mesmo lugar inserida em uma sala regular ou participe de actividades iguais mas sim ter as condições favoráveis para a permanência no espaço escolar. O ponto crucial para que a inclusão aconteça é a valorização das especificidades de cada um, partir do que a criança já sabe.
A67014-Delma Leticia Silva Morais